Associação Filhos e Amigos de Icó - AMICÓ

A Associação Filhos e Amigos de Icó (AMICÓ) é uma entidade privada sem fins lucrativos, com sede em Icó/CE, com o CNPJ nº 12.334.760/0001-14. Fundada em 14 de julho de 2010, realiza, projetos, atividades e mobilizações especialmente na área cultural: Festival da Cultura Icoense - ICOZEIRO (desde 2011), Dia do Vaqueiro Icoense (2011-2015) e cineclube Cine Boró (desde 2013)

E-mail: associacaoamico@hotmail.com

Teléfono Público: (88) 9987-4111

Dirección: Avenida Josefa Nogueira Monteiro, 984A, Centro, 63430-000, Icó, Ceará, BR

CP: 63430-000

Calle: Avenida Josefa Nogueira Monteiro

Número: 984A

Complemento:

Barrio: Centro

Municipio/Localidad: Icó

Entidad Subnacional: Ceará

País: BR

Descripción

Fundada em 14 de julho de 2010, sob a inscrição do CNPJ com o n° 12.334.760/0001-14, a Associação Filhos e Amigos de Icó, denominada também pela sigla de AMICÓ (www.amico.org – associacaomico@hotmail.com), a instituição privada sem fins lucrativos e com atividades voltadas a (definir pelo detalhe da receita federal).

Historicamente inspirada na Associação Universitária Icoense (AUI) e nas ações do Leo Clube de Icó nas décadas de 1970 e 1980, que foram referências para gerações nas ações realizadas pela e para a sociedade local, a Associação AMICÓ surgiu a partir de uma união de filhos nascidos ou “adotados” e ainda de pessoas com uma ligação afetiva pelo município de Icó e que tinham a vontade de realizar ações voltadas as áreas cultural e artística, de forma a potencializar e ampliar as ações já realizadas.

Assim, foi instituída de forma oficial a instituição com os objetivos principais de financiar, fomentar, apoiar e desenvolver projetos e programas nas áreas de Cultura, Meio Ambiente, Patrimônio, Memória, Educação, Acessibilidade, Turismo, Esporte/ Lazer e Inovação, na medida do possível, conforme as condições da referida instituição.

Composta por cerca de duas dezenas de associados e representados por uma estrutura dividida entre Diretoria, Conselho Fiscal, Ético e Eleitoral e setores de atividades, a Associação Filhos e Amigos de Icó apresenta ações permanentes e eventos anuais, além de realizar demais ações que apontam uma mobilização coletiva e representativa da comunidade icoense, organizada legalmente, conforme as normas vigentes.

Da atuação da AMICÓ, a entidade é integrante do Fundo do Patrimônio Histórico e Cultural da cidade de Icó (Funpatri); parceira do Hemoce Unidade Iguatu na realização de campanhas de coleta externa e cadastro de medula óssea (campanha de doação de sangue); além de ter participado de mobilizações de cidadania, como o “Acorda Brasil”, realizado em nível nacional, e o “Icó Pede Paz”, quando da sua primeira realização, com solicitações de ações integradas voltadas à segurança local e com repercussão estadual, e mobilizar uma ação de divulgação pela conscientização do voto através da mídia regional e estadual.

Dentre os meios de comunicação que divulgaram as atividades realizadas pela associação AMICÓ, vale anotar os jornais Diário do Nordeste (Fortaleza), O Estado (Fortaleza), Folha do Salgado (Icó), Notícias da Ribeira (Icó) e A Praça (Iguatu); as rádios Brasil FM (Icó), Papagaio FM (Icó), Vale AM/FM (Icó), Icó FM (Icó), Orós FM (Orós), Jangadeiro FM (Iguatu) e Liberdade AM (Iguatu); sites e blogues Icó é Notícia (Icó), Icó na Rede (Icó), Portal Icó News (Icó), Iguatu.Net (Iguatu), site da rádio Mais FM (Iguatu), Ceará é Notícia (Fortaleza), Icó Cultural (Icó), Blog do jornalista Voltaire Xavier (Icó), blog do Lauriberto Braga (Fortaleza), Blog Saboeiro Existe (Saboeiro), dentre outros.

Dos eventos e ações realizados pela Associação AMICÓ, a entidade contou com atividades avulsas, como o Encontro de Artistas Icoenses, com o objetivo de divulgá-los bem como de arrecadação de recursos para a instituição, com vistas a pagamentos de custos anuais de regularização. Além disso, shows beneficentes com o artista Pedro Lucca, associado da AMICÓ, com arrecadação de alimentos, proporcionaram a entrega deles para instituições sociais locais, neste caso o Projeto Menino Jesus e a Pastoral da Criança, com trabalho reconhecido pela sociedade local.

No tocante às principais ações realizadas pela Associação Filhos e Amigos de Icó, destacamos as realizadas de forma regular, de forma a difundir especialmente a Cultura, História e Memória locais. São eles: Cineclube Cine Boró, Dia do Vaqueiro Icoense e Festival da Cultura Icoense – ICOZEIRO.
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Yuri Guedes de Lavor

Bacharel em História pela UFCA e Jornalista graduado pela UEPB, especialista em Mídia e Assessoria de Comunicação pela Faculdade Reinaldo Ramos/FARR - Cesrei. Servidor público efetivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo de Icó e sócio-fundador e segundo secretário da Associação Filhos e Amigos de Icó (AMICÓ, fundada em 2010 com ações voltadas á Cultura.

Nombre:

E-mail:

Tipo:

Mensaje:

Enviando mensaje

Enviando mensaje